segunda-feira, 16 de junho de 2014

IES 2013

IES 2013 (Informação Empresarial Simplificada) é uma declaração anual obrigatória para as empresas e para os empresários com contabilidade organizada. É feita através do preenchimento de formulários eletrónicos, de forma a proceder à entrega das declarações de contas anuais, para fins contabilísticos, fiscal e estatístico, numa única declaração. Os formulários para entrega da IES (ou declaração anual) estão disponíveis no Portal das Finanças, mas esta declararação apenas pode ser submetida pelo respetivo TOC (Técnico Oficial de Contas), não podendo o contribuinte fazê-lo autonomamente.
 
 
Prazo de entrega da IES 2013
 
A data de entrega da IES 2013 decorre de 1 de Junho a 15 de Julho de 2013. Consulte o site oficial da Informação Empresarial Simplificada e o guia com perguntas e respostas sobre o IES, disponível para consulta no Portal das Finanças.
 
 
Impressos IES 2013

  • Pode efetuar download dos impressos para entrega do IES 2013 no Portal das Finanças.
Como entregar a IES?

  1. Entrar no Portal das Finanças;

  2. Escolher a opção entregar IES (poderá preencher o formulário diretamente no site ou poderá abrir e enviar o ficheiro correspondente, que deverá estar formatado com o previsto na lei);

  3. Envie a IES e guarde a referência multibanco, gerada automaticamente, para proceder ao pagamento do registo da prestação de contas;

  4. Tem um prazo máximo de 5 dias úteis seguintes para proceder ao pagamento do registo (85 euros).
A IES veio colocar um fim à burocracia das entregas dos relatórios anuais de contas e reduzir os custos das empresas, que ao invés de entregar em papel os relatórios anuais de contas em 4 entidades - Conservatórias do Registo Comercial, Ministério das Finanças e da Administração Pública, INE (Instituto Nacional de Estatística) e ao Banco de Portugal, passam a poder fazê-lo, por via eletrónica, a uma única entidade.

Sem comentários:

Enviar um comentário